22/01/2013

A leitura de outros me permite à mim.


Eu sempre gostei mais de ler do que de escrever!
Acho fantástico a capacidade que alguns escritores têm de escreverem seus pensamentos e/ou sentimentos!
Quando leio uma poesia e sinto o sentimento que ela me passa, ou quando leio um conto e ouço uma voz me contando as linhas e o que elas contam, ou quando leio sobre uma opinião e esta me faz repensar nos meus próprios pontos de vista...
Toda e cada leitura é uma descoberta e uma redescoberta!

Passei grande parte da minha vida, lendo o que me traziam. Sabiam que se eu estivesse com um livro nas mãos, eu ficaria em silêncio e não questionaria nada! Era um modo bem eficaz de me controlar e confesso que isso me trouxe grandes benefícios!
Agora, depois de ter sido apresentado a este novo universo digital, troquei as paginas amareladas e emolduradas por capas duras e leio as paginas e mais paginas de textos publicados em blogs e sites pela internet!
Se antes eu achava formidável a variedade de pensamentos, hoje, sinto-me invadido por tanta novidade e tantas diferenças, que me fascino com o quanto podemos sermos diferentes e como somos capazes de ter diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto!
Ao ler tantas coisas, senti o desejo de também escrever, mas confesso que me falta a habilidade que parece sobrar nos autores que leio! Não sei bem como expressar tudo que passa na minha mente, mas estou tentando!
Tenho cinco autores que me agradam profundamente, cada um com um tipo diferente de escrita, mas todos extremamente talentosos. Não os cito por não ter interagido com eles até agora, mas no futuro certamente os colocarei como referencias neste meu espaço!

Tenho viajado bastante nesses últimos tempos, conhecido lugares, pessoas... a leitura que tenho feito, tem me servido de companhia durante meus trajetos e já me sinto bem confortável em ler o que estes cinco publicam!
De um modo que eu não sei como definir, eles conseguem sem saber me extrair de toda a obscuridade da minha mente. Eu que tenho pensado em tantas coisas, me vejo tendo pensamentos sobre o que eles estão pensando e sobre o que me apresentarão numa próxima leitura!
O mais interessante porém, é que muitas vezes sinto como se eles fossem uma extensão do que sou. Escrevem coisas que são praticamente idênticas ao que penso e sinto, e eu acho isso incrível!
Dentre esses cinco autores, dois se destacam por uma “cumplicidade” que eu nem sei se compartilham! Às vezes leio algo nas paginas de um e depois encontro um “complemento” nas paginas de outro! Um deles me parece mais explosivo e cheio de opiniões pouco aceitas, escreve com tremenda naturalidade, mas parece se conter muitas vezes no que diz. Penso que este, pondera muito, mas ainda assim é capaz de transmitir tantas coisas que imagino ser uma pessoa extremamente vivida.
O outro, parece-me ser mais profundo, mais correto com o que sente e mesmo colocando tudo em infinitas subliminares, sabe que aqueles que merecerem encontraram a verdade por trás da poética magnífica que ele produz! Quando comecei a lê-lo, pensei que se tratava de alguém profundamente angustiado e cheio de frustrações, mas hoje eu imagino que nada disso é verdade, vejo na escrita dele, agora claramente, que se trata de uma mente bastante poderosa e cheia de experiências.
Juntando os dois, tenho algo magnífico bem diante dos meus olhos!

Estou tentando expressar-me. Estou trabalhando nessa ideia e tenho vontade de alcançar meus objetivos. Não posso e não vou dizer que um dia me tornarei tão hábil quanto os que tenho lido, mas se ao menos conseguir fazer que vejam o que eu vejo nas linhas que leio, saberei então que estou conseguindo me colocar em palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário