24/01/2013

No passo da criação!


Continuando o meu exercício da leitura, maravilhei-me com a novidade que me foi apresentada!
Estou tendo pela primeira vez, a oportunidade de ver como nascem os livros. Um escritor que compartilha seus textos em uma comunidade virtual que faço parte, está postando textos que me parecem sim ser o desenvolver de um livro!
Isso me fascina!
Sempre que terminava de ler um livro, ficava pensando em que tipos de inspiração teve o autor para reproduzir a obra que tinha nas mãos!
Agora, com a oportunidade de acompanhar os passos dessa criação, sinto-me encantado ainda mais com essa arte que é o escrever!

Algo que sempre me fez gostar dos livros, é a capacidade que cada leitura têm de gerar novos cenários no nosso imaginar! Gosto de ficar com as cenas do que leio na minha mente e mesmo sabendo que elas são particulares e por isso diferentes das cenas que o autor imaginava, sinto como se pudesse literalmente viver a escrita!
Mas isso tem sido também uma “tortura” para mim!
Sempre que me sentia curioso em saber o que aconteceria no capitulo seguinte, estendia minha leitura para a próxima pagina. Cheguei a ler livros inteiros num mesmo dia simplesmente por não suportar a curiosidade que me invadia!
Agora, sou forçado a esperar a criação do autor!
Por um lado é fascinante ler os estágios da criação, por outro é “frustrante” ter de esperar que sejam criadas novas paginas!

O texto deste livro que estou acompanhando é formidável.
Trata-se de um padre assolado por duvidas e observado por alguém que não sei ainda quem é!
Eu sempre recriminei a religião, mas confesso que estou intrigado para saber o que acontecerá com este padre!

A religião para mim, sempre foi um dos maiores engodos da humanidade. Uma criação malvada para controlar aqueles que sofrem pelo desconhecido!
Sei que muitos dirão que estou errado, mas tudo que sei sobre religiões me enoja!
Não digo, portanto, que não acredito que exista uma força maior do que o homem, mas a ideia do “Deus” que as igrejas pregam, me parece uma invenção de muito mau gosto que funcionou muito bem!
Um dia no meu passado, estava lamentando sobre como a minha vida estava se direcionando para o caos. Uma senhora de nome Marta veio falar comigo após perceber minha angustia. Sei que ela trazia consigo a melhor das intenções, mas seu discurso de nada me confortou!
Ao ouvir o que eu tinha para dizer, ela me falou sobre o seu “Deus” e disse que ele tinha um plano para mim. Disse que Ele sabia o que estava fazendo comigo e com minha vida e que se eu me entregasse à Ele, tudo se resolveria.
Eu perguntei onde estava esse Deus que me deixava sofrer tanto, que me via privado de tanto e que não me permitia merecer nada. Em resposta ela me disse que Ele estava ali comigo, sofrendo, privando-se e também sem nada ganhar!
Talvez essa ideia consiga convencer ou amolecer alguns corações, mas eu sei que eu estava sozinho ali, sei que no meu sofrimento ninguém me fazia companhia, nem pessoas, nem deuses!

Lendo as linhas deste novo livro que acompanho, não penso apenas num cenário novo, penso também em como deve estar se sentindo aquele padre por ter feito o que eu não fiz, mas mesmo assim estar sofrendo como eu sofri!
Não sei quais são as inspirações do autor, mas sei que no mínimo ele já experimentou alguma experiência que não o convenceu, pois do contrario, não estaria ele escrevendo sobre as duvidas de um padre e pensar assim me cativa ainda mais!
Talvez o autor me convença do contrario fazendo o padre encontrar a paz em sua fé, mas até que o fim seja anunciado, continuo com o meu cenário imaginado e minhas originais opiniões!

Fato é que por ter lido aquelas linhas, inspirei-me para escrever estas e ainda tenho tanto para ler, dele e de outros autores que imagino que muito será escrito também por mim no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário